O município de Garanhuns se localiza na região montanhosa do Planalto da Borborema. Sua história teve início na primeira metade do século XVII (1654), sendo contemporânea às guerrilhas dos escravos fugidos para o Quilombo dos Palmares.
      Em Carta Régia datada de 10 de março de 1811, o povoado foi elevado à categoria de vila. instalado em 13 de dezembro de 1813, passando então a se chamar Vila de Santo Antônio de Garanhuns.
     Em 1878, o deputado Provincial Silvino Guilherme de Barros, Barão de Nazaré, visitou a então Vila de Garanhuns, interessando-se pela potencialidade da mesma.
      Ao retornar a Recife apresentou na Assembleia Provincial um projeto de lei que elevasse Garanhuns de Vila a Cidade. Em 4 de fevereiro de 1879 foi sancionada a Lei n° 1309, elevando a Vila de Garanhuns a categoria de Cidade.
      Garanhuns é a maior estância climática do Nordeste brasileiro. A exuberância de seu verde e de suas flores, espalhadas em jardins e canteiros por toda a cidade, rendeu-lhe as denominações de "Cidade das flores","Suíça pernambucana", Cidade-Jardim" e "Cidade Serrana”.
      Em 11 de novembro de 2005, com a presença do ministro aposentado Evandro Gueiros Leite, que dá nome à sede da Justiça Federal naquele município, foi inaugurada a 23ª Vara Federal, pelo o presidente do TRF da 5ª Região, desembargador federal Francisco de Queiroz Bezerra Cavalcanti, e o diretor do Foro da Seção Judiciária de Pernambuco, juiz federal Frederico José Pinto de Azevedo. A vara ficou sob a responsabilidade do juiz federal André Carvalho Monteiro.
      No dia 13 de abril de 2012 foi inaugurada a 32ª Vara Federal. O evento contou com a participação das juízas federais Joana Carolina Lins Pereira, diretora do Foro da JFPE, e Marília Ivo Neves, juíza titular da nova vara, cuja competência é de Juizado Especial Federal.


Fontes de Pesquisa:

GARANHUNS. In: Wikipédia: a enciclopédia livre. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Garanhuns. Acesso em: 23 set. 2014.

GARANHUNS: história. Disponível em: http://www.guiagaranhuns.com.br/cidade_historia.php. Acesso em: 23 set. 2014.

GARANHUNS: governo municipal. Disponível em: http://www.garanhuns.pe.gov.br/prefeitura/a-cidade/. Acesso em: 23 set. 2014.

TRF instala Varas Federais em Caruaru e Garanhuns. Disponível em: http://www.trf5.jus.br/noticias/347/trf_instala_varas_federais
_em_caruaru_e_garanhuns.html. Acesso em: 23 set. 2014.